# Ache aqui

segunda-feira, 1 de junho de 2015

TEMA: LUTAS KARATÊ

Karatê ou Caratê é uma arte marcial de autodefesa. A palavra significa “mão vazia”. Atitudes positivas e disciplina são características importantes para um carateca. Os objetivos principais do Karatê são o desenvolvimento do caráter do praticamente e o aumento da agilidade e eficiência de todos os movimentos corporais, para aprimorar cada vez mais as técnicas de luta.
As origens das artes marciais do Oriente estão repletas de lendas. Tudo teria começado com um monge budista indiano, Bodhidharma, que fez uma viagem de iluminação espiritual até a China, no século VI. No trajeto, ele pernoitava nas vilas e aldeias, recebendo alimentos e oferecendo como recompensa os dogmas de sua religião.
Bodhidharma chegou ao Templo Shaolin e, ao verificar as condições físicas precárias dos monges – as automortificações eram comuns –, insistiu que eles desenvolvessem tanto os aspectos espirituais como os corporais, para evoluir por completo e introduziu as primeiras técnicas de luta.
Não se sabe se é mito ou realidade, mas há relatos por toda a Indochina, China e Japão sobre monges lutadores, inclusive com o uso de armas, especialistas em diversas formas de luta. O Karatê surgiu muito tempo depois, em 1820, sob forte influência do kung fu chinês e dos koryu japoneses, técnicas de luta tradicionais, conhecidas ao menos desde a Restauração Meiji (século XV).

As regras do Karatê

O Karatê se baseia no atemi waza: socos, chutes, cotoveladas, joelhadas e golpes com a palma da mão aberta. A arte marcial das “mãos vazias” recebe este nome porque não é permitido o uso de qualquer arma ou instrumento para imobilizar o adversário, além do próprio corpo.
O ensino do caratê é dividido em três etapas: o Kihon, em que são estudados os fundamentos básicos, o Kata, em que os discípulos lutam contra oponentes imaginários, e o Kumite, ou a luta em si. A graduação do caratê é feita através de faixas, mas cada estilo estabelece as cores e formas de passar para o grau seguinte.

As competições de Karatê

As lutas ocorrem numa área de segurança, delimitada de acordo com as posições dos lutadores, árbitros e juízes (uma banca que avalia os golpes). Os competidores precisam usar um karate gi branco, sem listras ou marcas. nas disputas locais, um competidor usa faixa vermelha e seu adversário, azul. Protetores de dentes são obrigatórios.
A duração do combate varia de acordo com o sexo e a capacitação dos competidores. Os combates para homens do nível sênior dura três minutos; para mulheres e homens juniores e cadetes, a duração é de dois minutos.
As competições têm início com o cumprimento dos oponentes. A luta é suspensa sempre que um árbitro grita Yame, indicando que ocorreu um golpe pontuável. O árbitro indica a pontuação obtida e reinicia a competição. Quando um dos adversários abre oito pontos de diferença, ouve-se novamente a palavra Yame e a luta é encerrada. Caso isto não ocorra durante os assaltos, os juízes verificam as pontuações e determinam o vencedor.

A pontuação no Karatê

São atribuídos três pontos (Sanbon) a pontapés Jodan (pontapé penetrante ou de frente à cara) ou a projeções do oponente ao tapete.
Parada em frente, dirigida ao corpo, parada de mão contra o corpo do atacante, parada de dentro para fora para a nuca e parada de fora para dentro com o antebraço (os pontapés Chudan), além de socos nas costas, nuca e parte posterior da cabeça valem dois pontos.
Socos diretos em posição vertical valem um ponto (ippon). Os ataques são limitados à cabeça, pescoço, tórax, abdômen, costas e flancos.

Penalidades no Karatê

As infrações são o Chukoku (advertência), Keikoku (infrações menores, sobre as quais o competidor já foi advertido: valem um ippon), Hansoku Chui (para faltas já punidas com um Keikoku ou infrações mais graves: valem um Nihon) e Hansoku (para faltas mais graves ou já punidas com o Hansoku Chui: o competidor agredido fica com resultado de oito pontos e o agressor, de zero).
O Shikkaku, aplicado em faltas gravíssimas, determina a vitória do agredido e a desclassificação do campeonato para o agressor.

O karatê possui diversos estilos que consequentemente, se diferem pelas regras.
É importante saber que esses diferentes estilos se baseiam em três diferentes técnicas.

São elas

  • Kata – Normalmente nesta técnica, o praticante desta arte marcial, consegue praticar os exercícios sozinhos, são movimentos semelhantes a coreografias que fazem com que o aluno enfrente situações, como se estivessem em uma luta com inimigos imaginários.
  • Kumite – É o combate em si. Havendo dois reais adversários e lutando, em iguais situações. É considerada uma técnica muito importante, pois promove entre ambos os lutadores, um compartilhamento e coletividade. Segundo a filosofia do karatê, para uma formação completa, o carateca – como são chamados as pessoas que praticam karatê -, precisa do kumite, para desenvolver em si, o respeito e ajuda ao próximo.
  • Kiron – A técnicas mais básica do karatê, ensinando as formas simples de defesa, ataque e uma postura correta. Fazendo com que o aluno repita os exercícios diversas vezes, para fixar em sua mente e transformar essas técnicas, em movimentos naturais do corpo do aluno.
Golpe de karateOs alunos de karatê, como estamos acostumados a ver, podem possuir diferentes cores de faixas, para que seja exposto seu nível atual, e sabermos o que o aluno já aprendeu.
Havendo os chamados exames de faixas, que decidem em que nível se encontra o aluno e se ele já está preparado para passar para um nível mais elevado. Que são três. No último o aluno recebe a faixa preta, o que significa que já está completamente preparado.
As competições do karatê, também conhecidas por torneios, são divididos em duas modalidades, na primeira, chamada Kata – que já conhecemos –  os atletas fazem uma performance que é julgada pelos juízes.
E a segunda é quando os atletas se enfrentam, por um determinado tempo, chegando até cinco minutos. Os pontos variam de acordo com os  movimentos e velocidade dos golpes dados nos adversários.
Para concluir é importante voltar a dizer que o verdadeiro objetivo desta arte marcial, é desde o princípio, desenvolver a quem o pratica, a nobreza, perseverança, respeito a si e ao próximo, controle de espírito e de agressividade e o esforço.
Logo abaixo, veremos o que significam as oito modalidades.

 ESTILOS :

Goju Ryu
O significado de Goju significa: “Go”= Rigidez ou Força e “JU”= Flexével ou suave. Este estilo de karatê foi criado por Chojun Miyagui (1888-1953) e mais tarde esta técnica foi apresentada ao mundo através de seu aluno, Meitoku Yagui.

Este estilo de karatê visa em buscar o equilíbrio dos opostos, das energias antagônicas e complementares. Nele o lutado aprende a agir com energia ou calma, rapidez e suavidade e também um trabalho profundo da respiração.


Shito Ryu
O significado de Shito provém das iniciais dos nomes dos dois principais mestres de Kenwa Mabuni, Anko Itosu e Kanryo Higaonna. O ideograma Kanji (?) representa a sílaba “Ito” do nome de Itosu e pode ser lido como “Shi”. Já o ideograma (?) representa a sílaba Higa(Shi), do nome de Higaonna que também pode ser lido como “To”, assim forma a palavra Shito. Já o Ryu significa corrente ou fluxo.

O estilo Shito Ryu, portanto, é a combinação das características do estilo mais suave circular do Shuri-te de Anko Itosu com o estilo duro-linear do Naha-te de Kanryo Higaonna. Este estilo se distingue dos demais pelo grande número de Kata, pela suavidade e versatilidade das técnicas de combate e pela inclusão de técnicas de solo.


Shoryn Ryu
É um estilo originário de Okinawa e a partir dele outros estilos surgiram como o Shotokan, que veremos mais abaixo. Shorin é a pronúncia japonesa da palavra chinesa Shaolin, que quer dizer “Pequeno Bosque”. Com isso, como a palvra Ryu significa Estilo, Shorin Ryu significa “Estilo do Pequeno Bosque”.


Shotokan
É o estilo criado pelo “Pai do Karatê”, Gichin Funakoshi. Caracteriza-se por bases fortes e golpes no corpo inteiro. Os giros sobre o calcanhar em posição baixa dão fluidez ao deslocamento e todo o movimento começa com uma defesa. Quando a técnica de um soco é completamente dominda por quem pratica esta técnica de karatê, o seu poder é incrivelmente poderoso chegando a ser sobre-humano.
O significado de Shotokan: “Shoto” era como Funakoshi assinava seus poemas, significando “pinheiros ondulados ao vento” e “kan” significa escola.


Wado Ryu
Este estilo foi fundado pelo mestre japonês Hironori Otsuka, em 1934. Wado significa em português “caminho (do) da paz e harmonia (wa)”. Este estilo se diferencia do demais pela utilização de técnicas de esquiva, projeção, movimentação e troca de guarda. Isto se deu ao fato do Mestre Otsuka ter se graduado em Judô e Kendô.


Uechi Ryu
Oriundo de Okinawa, este estilo de karatê foi criado por Kanbun Uechi. Logo o significado de Uechi Ryu para o português, significa “Estilo Uechi”. Este estilo é uma mistura com o Kung Fu e provém de três animais: garça, tigre e o dragão. O Uechi Ryu visa o equilíbrio da garça, a força do tigre e a sabedoria do dragão. O repertório técnico deste estilo é baseado em três katas essenciais: sanchin (execução de teste de quebra em que o corpo é o receptor da pancada), seisan (força explosiva e controle dos movimentos) e sanseiryu (movimentos de mãos).


Kyokushinkai
Este estilo foi criado pelo coreano Masutatsu Oyama. Kyokushinkai significa: “Kyoku”= extremo, “Shin”= verdade e “Kai”= associação. Este tipo de karatê é fundamentado em técnicas compactadas e eficazes que visam nocautear o oponente com um único golpe, que é aplicado com uma grande força. Tem também como intuíto tonificar os músculos, melhorar a resistência aeróbica, a flexibilidade, postura e controle emocional.


Kenyu Ryu
Este estilo foi criado por Takamassa Tomoyori, em 1939. A denominação de Kenyu Ryu deve-se a junção de KEN (do nome de seu professor Kenwa Mabuni) e YU (pronúncia do Tomo em japonês de Tomoyori) e Ryu, como já destacamos, que significa estilo. Tem como características, movimentos fortes circulares e de esquivas, o que torna este estilo muito técnico e complexo.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- SITE: Federação Paulista de Karatê - http://www.fpk.com.br/
- SITE: Federação Internacional de Karatê Shorin Ryu -http://www.shorin.xpg.com.br/
- SITE: Associação Karatê de Viseu Portugal - http://www.akv.pt/
- SITE: Federação Brasileira de Karatê Shotokan - http://www.cbks.com.br/
- SITE: Organização Wadô-Ryu Brasil de Karatê -http://www.wadoryukaratedo.com.br/
- SITE: Federação Internacional de Karatê Uechi Ryu - http://www.uechi-ryu.com/
- SITE: Karatê Kyokushin Oyama - http://www.kyokushinkai.com.br/
- SITE: Associação Karatê Kenyu Ryu Brasil - http://www.akkb.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário